quarta-feira, 18 de maio de 2011

Reflexão Texto Edgar Moran

 COMO UTILIZAR A TECNOLOGIA NA ESCOLA

O educador precisa aprender a equilibrar processos de organização, provocar no educando a construção dos conhecimentos questionando-os, criando situações produtivas. Precisamos saber escolher o que melhor atenda o nosso aluno.
A tecnologia nos ajuda a encontrar o que está consolidado e a organizar o que está confuso. Desta feita a importância do domínio das ferramentas, de busca de informação e saber interpretá-las, o que se escolhe e adaptá-lo ao contexto pessoal e regional.
Cada vez temos mais informações e não necessariamente mais conhecimentos.
O foco da aprendizagem é a busca de informações cada vez mais significativas.
Desta forma a Internet vem se tornando uma mídia fundamental para a pesquisa. O acesso a portal de buscas. Nunca como até agora professores, alunos e todo cidadão possuíram a riqueza, variedade e acessibilidade de milhões de páginas de web de qualquer lugar, a qualquer momento.
Em conseguinte os professores podem ajudar os alunos, incentivando-os, a saber, perguntar, enfocar questões importantes e a ter critérios nas escolhas de sites.
O que pesquisar? O que vale a pena acessar? Como avaliar o que tem valor e o que deve ser descartado?
O professor é um pesquisador - junto com os alunos – e articulador de aprendizagens ativas, um conselheiro de pessoas diferentes, um avaliador de resultados. O papel dele é mais nobre, menos repetitivo e mais criativo.
Alunos, professores, escola e comunidade se beneficiam. Lembrando que o estar no virtual não é garantia de qualidade, mas amplia imensamente as condições de aprender, de acesso, de intercâmbio, de atualizações. Portanto, precisamos caminhar lado a lado com o nosso aluno, acompanhando as mudanças, descobrindo o maravilhoso mundo das tecnologias, conduzindo-os na descoberta do aprender a aprender.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas