WEBQUEST.
É uma metodologia de pesquisa na internet voltada para o processo educacional, estimulando a busca de novos conhecimentos e pensamento crítico onde o aluno é motivado a construir, a aprender fazendo.
Para iniciar uma webquest é necessário que se tenha definido um tema e objetivos apresentado em vários links para consultas.
No trabalho em grupo, cada aluno deve assumir papéis diferentes objetivando a troca de conhecimentos entre eles.
Tanto o trabalho inicial quanto o resultado final devem ser publicados na web, online.
DURAÇÃO –
Curto prazo – uma semana
Longo prazo – um mês ou mais
ELEMENTOS BÁSICOS DE UM WEBQUEST:
. Uma introdução – Informações básicas que desperte o interesse do aluno;
. Uma tarefa – Interessante;
. Os recursos – que serão utilizados
. Orientação – organização de informações e conclusão de tarefas;
. Conclusão – (o que foi aprendido)
. Autores
. Referências Bibliografias;
OBJETIVOS DA WEBQUEST
. Modernizar modos de fazer educação;
. Garantir acesso à informação autênticas e atualizadas;
. Promover aprendizagem cooperativa;
. Desenvolver habilidades cognitivas;
. Transformar informações;
. Incentivar criatividade;
. Favorecer e compartilhar de saberes pedagógicos;
. Analisar os novos desafios com os quais se defrontará o trabalho dos professores com a utilização das novas tecnologias;
. Promover os educando a tornarem-se aprendizes ativos solucionadores de problemas e, pesquisadores e projetistas.
As webquests fornecem aprendizagens ativa em que o objetivo é a aquisição e integração de conhecimento.
Webquests tornam-se atraentes quando se pode compartilhar entre professores, podem ser atualizadas e usadas de um ano para outro.
“O mundo tem muitas coisas boas a oferecer para quem tem a curiosidade de buscá-las".
Nenhum comentário:
Postar um comentário