segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FOLCLORE BRASILEIRO


Posted: 07 Aug 2011 09:07 PM PDT

O Folclore é festejado no dia 22 de agosto, é uma festa típica na qual são reunidos os costumes e as tradições populares, como lendas, provérbios, danças, artesanato, canções, contos, jogos, brincadeiras, mitos, adivinhações entre outras atividades culturais. O folclore consiste na compreensão do modo de vida de determinado povo. Sendo assim, para ser considerado folclore, certo costume deve ser muitas vezes colocado em prática por um número grande de pessoas. A palavra Folclore teve origem a partir dos vocábulos “Folk” que significa em inglês “povo” e “Lore”, “conhecimento”. O Brasil possui um dos folclores mais ricos do mundo, sendo formado pelos índios, brancos e negros ao longo da colonização. Em cada região do país, as tradições folclóricas são diferentes, com suas festas, danças, comidas e bebidas típicas.

Confira abaixo, algumas lendas, mitos e contos folclóricos mais conhecidos do Brasil:

  • Lobisomem – O mito existe em diversos lugares do mundo e conta que um homem foi atacado por um lobo e sobreviveu, se transformando em lobisomem todas as noites de lua cheia quando ataca todos que estão em sua frente.
  • Curupira – Protetor das matas e dos animais, o curupira é um anão de cabelos longos e vermelhos que possui os pés virados para trás para que ao deixar suas pegadas no chão ninguém consiga persegui-lo.
  • Boitatá – É uma cobra de fogo que protege as matas e os animais, perseguindo aqueles que prejudicam a natureza.
  • Corpo-seco – Consiste em um homem que não foi uma boa pessoa em vida e se transformou em alma penada, um tipo de assombração, e anda pelas estradas assustando as pessoas.
  • Mula-sem-cabeça – Uma mulher, ao se envolver com um padre, foi castigada por sua negligência e se transforma em todas as noites de quinta para sexta-feira em um animal quadrúpede que lança fogo pelas narinas.
  • Saci-Pererê – É um garoto negro que possui apenas uma perna, anda com um cachimbo na boca e um gorro vermelho, faz travessuras como queimar a comida, espantar cavalos e acordar as pessoas com gargalhadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas