domingo, 21 de agosto de 2011

ARTICULANDO SABERES E TRANSFORMANDO A PRÁTICA




            Na sociedade do conhecimento e da tecnologia, torna-se necessário repensar o papel da escola, especificamente as questões relacionadas ao ensino e à aprendizagem.
            O momento requer uma nova forma de pensar e agir para lidar com rapidez e a abrangência de informações e como o dinamismo do conhecimento. Evidencia-se uma nova organização de tempo e espaço e uma grande diversidade de situações que exigem um posicionamento crítico e reflexivo do indivíduo para fazer suas escolhas e definir suas prioridades.
            Nessa perspectiva, a melhor forma de ensinar é a que propicia aos alunos o desenvolvimento de competências para lidar com as características da sociedade atual, que enfatiza a autonomia do aluno para a busca de novas compreensões, por meio da produção de idéias e ações criativas e colaborativas, Oportunizando-os a observar e a interpretar os aspectos da natureza social e humanos. Instigando a curiosidade dos alunos para compreender as relações entre fatores que podem intervir nos fenômenos e no desenvolvimento humano.  
            Embora a tecnologia seja um elemento da cultura bastante expressivo, ela precisa ser devidamente compreendida em termos das implicações do seu uso no processo de ensino aprendizagem. Portanto é fundamental que o professor, independente da área de atuação conheça as potencialidades e limitações pedagógicas que compõem os diferentes recursos tecnológicos.
            Os recursos pedagógicos da internet, a pesquisa, a comunicação e a representação podem perfeitamente ser utilizadas de forma articulada. Desde que o professor como mediador do conhecimento conheça as especificidades de cada recurso para orientar na criação de ambientes que possam enriquecer o processo de aprendizagem do aluno.
 “(...) o projeto evidencia-se uma atividade que rompe com as barreiras disciplinares, torna permeável as suas fronteiras e caminha em direção a uma postura interdisciplinar para compreender e transformar a realidade em prol da melhoria da qualidade de vida pessoa, grupal e global” (Almeida, 1999, p.2).
            O trabalho por projeto potencializa a articulação entre os saberes das diversas áreas de conhecimento, das relações com o cotidiano e do uso de diferentes meios tecnológicos e/ou não. Em se tratando da aprendizagem o trabalho por projeto tem um caráter extremamente importante, pois possibilita ao aluno a recontextualização de conceitos e estratégias.
            Nessa nova perspectiva é necessário que o professor tenha uma nova postura, o comprometimento, o desejo pela busca, pelo aprender a aprender pelo desenvolvimento de competências, as quais poderão favorecer a reconstrução de sua prática pedagógica. Para tanto é preciso oportunizar a esse profissional a ressignificância e a reconstrução de sua prática pedagógica voltada para a articulação das áreas de conhecimento e da tecnologia.

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".
                                                                                                           (Paulo Freire)

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