sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Atividade 3.2

O PAPEL DAS TECNOLOGIAS INTEGRADAS AO CURRÍCULO DA ESCOLA

A tecnologia vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional, como também no nosso dia a dia. Sua utilização como instrumento de aprendizagem já faz parte da nossa realidade sendo necessária uma mudança estrutural e funcional frente a essa nova era tecnológica.
A escola não pode deixar de incorporar as novas transformações, intervindo para sistematizar a integração de todos os recursos pedagógicos e usando o que de melhor cada um tem para oferecer.
Segundo Lígia Silva Leite estimula uma reflexão sobre diferentes momentos da cultura e como eles impactaram a forma de elaborar e representar o conhecimento.
“A autora defende que os educadores devem interagir com a mídia sem cobrança educativa, mas a partir de sua adequação à proposta pedagógica em questão, integrando-a ao processo educativo em consonância com a abordagem da tecnologia educacional”.

Para que a escola responda adequadamente aos novos desafios que lhe colocam, tecnologia e currículo terão de se aproximar porque a responsabilidade é conjunta, sendo necessário adaptar tecnologia ao currículo escolar reconhecendo o seu uso como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar alunos para uma sociedade informatizada.
Cabe então a escola participar desse processo de mudanças.

"Quando eu estava na escola, o computador era uma coisa muito assustadora. As pessoas falavam em desafiar aquela máquina do mal que estava sempre fazendo contas que não pareciam corretas. E ninguém pensou naquilo como uma ferramenta poderosa."
  Bill Gates em palestra na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, em 2004.

Eproinfo
Aluna: Ana Cristina
Tutora: Paula Edilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas