quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ensinando a respeitar os mais velhos

Você está em: Sempre Tops > Relacionamentos > Pessoal > Como ensinar a criança a respeitar os mais velhos?
Como ensinar a criança a respeitar os mais velhos?

Com a violência de hoje em dia, tem ficado cada vez mais difícil ensinar e educar os filhos. A maioria das crianças se espelham em seus pais, sendo preciso mostrar e dar bom exemplo de como educar os mais velhos.

Por Keyla Leão - 04 de outubro de 2011 - 16:58 - Atualizado em 04 de outubro de 2011 - 17:08

O mundo vem ficando cada vez mais violento e isso tem afetado diretamente as crianças do país. A cada dia vemos uma nova tragédia com uma criança em diversos estados do Brasil e ficamos chocados com tudo que acontece. São crianças que necessitam saber a real importância de se respeitar os mais velhos.

Ensinando a respeitar os mais velhos

Frente a um mundo de violência, os pais se esforçam para ensinar para as crianças como respeitar os mais velhos. (Foto: Shutterstock)
A violência tem tomado conta das crianças de uma forma impressionante. A agressão à professores, agressão à colegas de escola, a agressão aos pais, cada dia tudo isso vai impressionando cada vez mais a população e vai preocupando os pais que estão gerando a próxima geração brasileira. É difícil ter um controle de tudo que acontece, mas inicialmente, é preciso se ter uma boa base, ensinando a verdadeira importância de respeitar os mais velhos, o que está cada vez mais difícil hoje em dia.
Respeitando os mais velhos

Independente do tipo de contato, a criança uma vez ou outra terá contato com pessoas mais velhas, pois está diretamente ligado ao convívio social dos pais. Muito do que se sabe hoje herdamos dos nossos pais e é fato de que os filhos se espalham em que os cria e está sempre ali para dizer o que está certo e o que está errado. O respeito pelos pais e pelos mais velhos não pode ser colocado de forma explícita como “você precisa me respeitar”. Esse tipo de coisa tem que ser demonstrada de uma maneira mais embutida, de uma maneira que fique implícito.
Os pais são exemplos para os filhos
Não deixe de compartilhar:
Não tem como exigir que a criança respeite os mais velhos, se ao estar com ele você reclamar de algo que uma pessoa mais velha fez como passar na sua frente em alguma fila, por ter esse direito. Os pais são espelhos para os filhos e tudo que eles fazem servem de exemplo direto para as crianças. Se o pai ou a mãe faz algo de errado, a criança terá a imagem de que aquilo é certo, do tipo “meu pai fez, então eu também posso fazer”.

É preciso mostrar que os mais velhos são importantes, dizendo coisas do tipo “você sabe o quanto o seu avô pode te ensinar?” ou então deixar que os mais velhos contem super histórias para eles, crianças se impressionam e criam rapidamente um respeito por aquela pessoa mais velha. Ensinar seus filhos a respeitar os mais velhos através de livros também é ótimo. Existem livros que mostram as crianças ajudando e respeitando as pessoas mais velhas, servindo de exemplo a ser seguido pela criança que está lendo.

Poupando os seus filhos e educando
Respeitando os mais velhos
Frente a tanta violência, não é nada mal poupar seus filhos de alguns acontecimentos. Hoje em dia, ao ligar a televisão já nos deparamos com violência. Fique atenta para que seu filho não veja certas coisas que possa levar para ele como algo normal. É preciso sim mostrar o que é certo, mas a partir do momento que uma criança vê outra cometendo um crime, ela achará que aquilo é algo normal de criança fazer. Então mostre de maneira clara e sem exemplos com crianças, o quanto isso é errado e todas as conseqüências que pode trazer.

Nada de querer falar difícil com a criança. Mostre que algo desse tipo fará com que as pessoas que a amam fiquem tristes com essa atitude e que não é algo que se faça, pois o ser humano tem que amar o próximo. Compre um livro que ilustre bem isso e saiba passar a informação correta para a criançada crescer com educação e respeitando todos ao seu redor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas