quinta-feira, 19 de maio de 2011

A EXPERIÊNCIA DE NAVEGAR LIVREMENTE

          A experiência de navegar a busca do conceito de hipertexto oportunizou a descoberta de experimentar vários links que se reportam ao tema.
         Ao iniciar a viagem minha 1ª parada foi na wikipídia, a enciclopédia livre que se refere ao hipertexto como um texto em formato digital, associado a uma variedade de informações. Apresenta-se como um conjunto de textos, palavras, imagens ou sons. O acesso se dá através de hiperlinks ou links.
         Segundo o pensador francês Roland Bathes – concebeu em seu livro S/Z o conceito de “lexia” que seria a ligação de textos com outros textos, permite ao leitor decidir o rumo a seguir na sua viagem pela leitura.
         Continuando a viagem – uma rápida parada no shvoong.com/internet. and.tecnologer .
O termo hipertexto criado nos anos 60 por Theodoro Nelson, tecnicamente é um conjunto de dados ligados entre si por conexão, que podem ser palavras, imagens, gráficos, seqüências sonoras, etc.
         Dando continuidade a minha viagem, outro site que me chamou a atenção - Infoescola de acordo com o professor Lindomar o termo hipertexto está relacionado à própria evolução da tecnologia computacional, O mesmo surgiu da necessidade de tornar o computador cada vez mais atrativo. Ele está presente também nos livros de formato convencional onde o autor busca facilitar a compreensão de cada capítulo na sua individualidade, sem que perca a essência que compõe a idéia central do autor.
         O hipertexto representa para a educação a construção do conhecimento compartilhado. Uma atividade colaborativa que traz benefícios extraordinários no que diz respeito à aquisição do conhecimento.
         Percebe-se que navegar livremente dá asas ao internauta de viajar, conhecer sites até então desconhecidos, descobrir uma infinidade de informações interessantes bem como filtrar o que é proveitoso e o que não lhe será útil, conhecer, aprender avaliar e refletir o que de bom a internet nos oferta, como também os cuidados que devemos ter ao fazer uso desta ferramenta de avassaladora expansão nos dias atuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas