quarta-feira, 7 de setembro de 2011

ATIVIDADE 1.6 - Ana Cristina
 REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM
Eixo 1 – Projetos
 
Mas, afinal, o que é projeto?

A idéia de projeto faz parte da essência do ser humano consciente de sua condição de incompletude, em busca incessante de transformar-se para atingir algo desejável e encontrar respostas às suas questões.
Mídias na educação: prática e formação de professores na integração...

            Atualmente, cada vez mais se faz necessário que o ser humano acompanhe as inovações dessa nova era, essa nova forma de estar no mundo, era da tecnologia, que nos desafia a cada instante, o que era novo hoje, amanhã já está ultrapassado.
Nesse sentido, torna-se mais urgente o repensar a escola e a forma de ensinar.
Para tanto é necessário que o educador esteja aberto a mudanças, encarar o novo como mais um grande desafio de aprender essa nova linguagem entre o saber-fazer e o saber-usar, ultrapassando o grande desafio de aprender e ensinar que marca fortemente a educação.
O educador deve conhecer o que cada uma dessas facilidades tem a oferecer e como pode ser explorada em diferentes situações educacionais
Nesse aspecto a experiência pedagógica do professor é fundamental.
”A idéia de projeto envolve a antecipação de algo desejável que ainda não foi realizado, traz a idéia de pensar uma realidade que ainda não aconteceu. O processo de projetar implica analisar o presente como fonte de possibilidades futuras (Freire e Prado, 1999).”
Ao desenvolver projetos em sala de aula, é importante levantar problemáticas relacionadas à realidade do aluno, cujas questões e temáticas em estudo partem do conhecimento que ele traz de seu contexto e busquem desenvolver investigações para construir um conhecimento sistematizado que ajude a esse aluno a compreender o mundo e conviver criticamente na sociedade.
 “O homem constitui-se em sua humanidade à medida que desenvolve sua capacidade de fazer escolhas e se lançar ao mundo, transformando-se e transformando-o, em busca de desenvolver projetos para atingir metas e satisfazer desejos pessoais e coletivos a partir de valores históricos, culturalmente situados e socialmente acordados (Machado, 2000, p. 2)”
“O mais difícil não é escrever muito; é dizer tudo, escrevendo pouco.”
                                                                                         Ronaud Pereira,


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas