segunda-feira, 6 de junho de 2011

ATIVIDADE PRÁTICA PEDAGÓGICA E A TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO
Aprender Fazendo



Justificativa: Tendo em vista, às dificuldades detectadas, em sala de aula, com relação à leitura e a escrita, alfabetização e letramento sentiu-se à necessidade de desenvolver este Projeto, onde se deu ênfase a atividades inovadoras, através do uso da tecnologia.

Objetivos:
  •     Alfabetizar utilizando as tecnologias     da informação, através da internet.
  •     Perceber as tecnologias como forma de construção do conhecimento.
  •     Utilizar as ferramentas tecnológicas e mídias digitais na aquisição e ampliação das habilidades da leitura e da escrita.
Conteúdos:
  •   Alfabetização;
  •  Autoestima.
  •   Adolescência;
  •   Gêneros Textuais
  •   Ética;
  •   Cidadania;
  •   Diversidades culturais;
  •   Sexualidade;
  •   História do município (surgimento, lendas e etc.);
  •   Economia da localidade e adjacências;
  •   Mídias;
  •  Intencionalidade lingüística;
  •   Norma culta e coloquial;
  •   Linguagem e adequação social;
  •   Língua oral e escrita;
  •   Meio ambiente.
Estratégias:

  •  Uso do editor de texto Broffice Writer para escrita de listas de palavras, frases e textos;
  •   Jogo da forca;
  •  Ditados áudios visuais;
  •   Ditado interativo;
  •   Vídeos.
  •   Programa Rived
  •   Gêneros textuais, através de
  •   Power point.
  •   Manuseio de Jornal;
  •  Leitura de textos Jornalísticos;
  •  Produção de notícias;
  •  Criação do Blog (JORNAL ONLINE CIPRIANO);
  •   Pesquisa e coletas de notícias locais, nacionais e internacionais veiculados nos meios de comunicação. 
  •   Postagem das notícias no Blog.


Recursos Utilizados:
Televisão,rádios,jornais,computadores, Hipertexto, máquina fotográfica digital e Web.
Desenvolvimento:
Mediante as dificuldades de alfabetização, leitura e escrita, nas turmas iniciais e do 6º ao 9º ano, incorporamos essas atividades práticas, inovadoras, através da sala do Proinfo, objetivando motivar os alunos, de forma prática e prazerosa, na construção do conhecimento. Em princípio foi realizado um diagnóstico para detectar as maiores dificuldades dos alunos, na leitura e escrita, em seguida foi elaborado um cronograma para o atendimento das turmas, da educação infantil ao 9º ano. Os educandos gostam de participar das aulas na sala do Proinfo, ficam ansiosos para serem atendidos e o envolvimento dos mesmos é surpreendente, seja dupla ou individual. O uso do laboratório de informática é uma ferramenta muito importante, mas deve ser preparado, de conformidade com a necessidade do aluno e levando em consideração o planejamento e o conteúdo que está sendo trabalhado. Observando, através das atividades realizadas se o objetivo foi alcançado e senão efetiva-se o replanejamento. Os equipamentos e programas funcionam a contento, mas sente-se a dificuldade com relação ao espaço e quantidade de computadores insuficientes para a demanda. Após as atividades realizadas observou-se que os avanços foram significativos com relação ao processo da alfabetização e ampliação da leitura e da escrita dos demais alunos.
Conclusão:
     Através das atividades realizadas percebeu-se que foi de grande êxito  a aplicação desse projeto, “A tecnologia na sala de aula” foi um assunto de grande interesse para todas as turmas, deixando-os cada vez mais empolgados para a leitura e a escrita, onde percebeu-se nas suas produções e leituras orais, o crescimento em relação a aprendizagem e também o interesse pelas novas tecnologias,  principalmente o uso do blog.
O Blog está cada dia mais presente na prática educacional desses alunos.  Já temos as “blogueiras” oficiais, do Jornal Oline, além de editora de vídeo. A Equipe é responsável pela cobertura dos Eventos, na Escola e na comunidade.
Em se tratando da ALFABETIZAÇÃO das crianças, do 1º ao 5º ano,  consideramos que as novas tecnologias tem contribuído significativamente para que a aprendizagem aconteça com mais rapidez e eficiência .

AVALIAÇÃO:
A avaliação ocorreu considerando o interesse, a participação de todos os alunos, nas atividades propostas, além do registro, do desempenho dos mesmos, em fichas de acompanhamento.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALMEIDA, M. E. B.; Inclusão digital do professor, formação e prática pedagógica, ed. Articulação, São Paulo, 2006.
ALMEIDA, M. E; Informática e formação de professores. Brasília: Ministério da Educação, 2000.
ROSSINI, A. M. O uso da tecnologia da informática na educação. Uma reflexão no ensino com crianças. Disponível em: http://www.ipv.pt/millenium/millenium27/15.htm. Acesso em 12 de abril de 2011.
MORAN, J. M. & MASETTO, M. T, & BEHRENS, M. A. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Campinas (SP): Papirus.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Língua Portuguesa/Secretaria de Educação fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.


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