quinta-feira, 9 de junho de 2011



Num mundo wiki, uma escola idem – Parte I, de Jaime Balbino

         Dentre as ferramentas desenvolvidas pelas comunidades de softwares livre para viabilizar seu modelo colaborativo de código-fonte, destaca-se o Wiki, um modelo de organização e gestão colaborativa de documentos criados por Ward Cunningham em 1994. Muito utilizado pela comunidade de software livre para a documentação de programas e criação de apostilas, o modelo surgiu de uma idéia para auxiliar a criação de apostilas e manuais em grupo, acabou sendo adotado por Jimmy Wales e Larry Sanger, que tinham posto em prática a Nupédia.
            Jimmy e Larry, não só incorporaram as idéias como também o renomearam em homenagem aqueles que vieram antes deles.
            O wiki organiza e mantém a qualidade do conteúdo, o interesse inerente em qualquer grupo de preservar o conhecimento que os une e lhes dá identidade suficiente para garantir a produção, manutenção e atualização do material.  
            A Wikipédia é uma experiência colaborativa, onde qualquer pessoa pode não só ler seu conteúdo, como também modificá-lo, acrescentá-lo ou retirar algo, ligar a outro documento bem como reformar, corrigir, traduzir seus verbetes. A fiscalização dos trabalhos é feita pelos próprios usuários.
            Um avançado controle de revisão (no estímulo do CVS, para desenvolvimento colaborativo de códigos), permite que todas as versões antigas sejam lidas ou recuperadas.
            Para compreender a Wikipédia é necessário entender o conhecimento, como fenômeno social coletivo e não de uma elite da qual podemos ou não fazer parte.
            Em resumo qualquer um tem propriedade para escrever sobre algo O próprio fato dele poder escrever, falar e atuar continuamente é prova desta competência sobre os saberes que desenvolveu ao longo da vida. Há algo de Paulo Freire aí, e não é obra do acaso.
            O conhecimento lá não é só uma Matrix Hipertextual que parte da interpretação individual para atingir o coletivo. Como diria Pierry Levy. O hipertexto e seus links são apenas parte da interpretação para atingir o coletivo. Para tanto, não se pode ler um verbete da Wikipédia sem participar. Isto torna a leitura pobre e sem sentido.
            A Wikipédia é com certeza a experiência mais bem sucedida e a principal desenvolvedora deste modelo de gerência do conhecimento. Seus softwares, documentos e soluções encontram-se disponíveis na médiawiki livremente.
            Sabemos que ainda não é possível encontrar tudo na Wikipédia, mas você pode ajudar a ampliá-la e melhorá-la.
            Portanto, vamos aprender a fazer uso desta ferramenta maravilhosa e que muito tem a nos auxiliar na melhoria do nosso trabalho como mediador da aprendizagem.  Inovar a nossa prática dando um novo encantamento as nossas aulas estimulando nossos educando a fazer uso das novas tecnologias de forma responsável, conduzindo-os cada vez mais nessa viagem a busca de novos conhecimentos é o nosso desafio maior como educador.

Atividade 2.12 síntese do texto
Aluna: Ana Cristina Campêlo
Tutora – Paula Edilma

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Páginas